Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31406
Autoria: Damásio, Maria Isabel Benta Lopes
Orientação: Guinote, José Manuel Rebelo
Data: 29-Fev-2024
Título próprio: A comunicação política através da "hard interview" e da "soft interview" nas eleições legislativas de 2015
Referência bibliográfica: Damásio, M. I. B. L. (2023). A comunicação política através da "hard interview" e da "soft interview" nas eleições legislativas de 2015 [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/21406
Palavras-chave: Entrevista política
Humor
Jornalismo
Entrevista editorializada
Infotainment
Televisão -- Television
Political interview
Editorialized interview
Resumo: A entrevista política humorística é um objeto de estudo por explorar no contexto televisivo português onde, em períodos de campanha eleitoral, marca presença regular. Assim, importa, nesse contexto, estudar o comportamento discursivo dos líderes políticos na entrevista humorística e compará-lo com o comportamento discursivo dos mesmos líderes na entrevista jornalística. Foi este o objetivo da investigação. Como questão de partida definiu-se: "Que autoimagem foi procurada pelo entrevistado em cada género de entrevista e como reagiu face ao repto do humorista ou à pergunta do jornalista"? O "corpus" analisado foi emitido no Jornal das 8 da TVI entre julho e outubro de 2015 e analisado no quadro das teorias qualitativo/interpretativista/construtivista da análise crítica discursiva multimodal apoiada pelo programa informático MAXQDA. O estudo revelou que na entrevista humorística os líderes políticos pretendem exibir sentido de humor, inserindo-se no campo humorístico e participando, assim, numa narrativa que visa revelar as suas debilidades ou contradições, desenhadas nas "provocações" que o humorista lança e às quais reagem, sem que a linguagem humorística lhes permita a defesa argumentativa. A preocupação do humorista em não "enxovalhar" o entrevistado e a estratégia de infotainment aplicada ao Jornal das 8, inserindo o humor no alinhamento conferindo-lhe valor no contexto da cobertura jornalística da campanha eleitoral, aumentou a preocupação do entrevistador em confrontar o entrevistado com questões de natureza política. A editorialização da entrevista jornalística levou à perda de "neutralismo" e aproximou-a de um debate de ideias, influenciando a autoimagem pretendida de credibilidade e competência.
The humorous political interview is an object of study still to be explored in the Portuguese television context where, in electoral campaign periods, it is regularly present. Thus, it is important in this context to study the discursive behavior of political leaders in the humorous interview and compare it with the discursive behavior of the same leaders in the journalistic interview. This was the research purpose. As a starting question, it was defined: "What selfimage did the interviewee intend to show in each type of interview and how did he react to the comedian's challenge or the journalist's question"? The corpus analyzed was broadcast on TVI's "Jornal das 8" between July and October 2015 and analyzed within the framework of qualitative/interpretivist/constructivist theories of multimodal critical discursive analysis supported by the MAXQDA software. The study revealed that in the humorous interview, political leaders intend to show a sense of humor, inserting themselves in the humorous field and thus participating in a narrative, that aims to reveal their weaknesses or contradictions, designed on the "provocations" that the humorist launches and to which they react, without the humorous language allowing them an argumentative defense. The comedian's concern not to "mistreat" the interviewee and the infotainment strategy applied to the “Jornal das 8”, inserting humor in the alignment, giving it value in the context of journalistic coverage of the electoral campaign, increased the interviewer's concern in confronting the interviewee with questions of political nature. The editorialization of the journalistic interview led to the loss of “neutralism” and brought it closer to an idea debate, influencing the intended self-image of credibility and competence.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Doutoramento em Ciências da Comunicação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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