Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31629
Autoria: Nunes, L.
Cardoso, E.
de Almeida, A.
Ribeiro, R.
Guimarães, F.
Mamede, R. P.
Ferreira, J.
Editor: Joana Alexandre
Alexandre Almeida
Ana Espírito-Santo
Ana Lúcia Martins
Cecília Aguiar
Nádia Simões
Data: 2023
Título próprio: Inteligência artificial para a administração pública como experiência pedagógica
Título e volume do livro: Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
Paginação: 52 - 63
Referência bibliográfica: Nunes, L., Cardoso, E., de Almeida, A., Ribeiro, R., Guimarães, F., Mamede, R. P., & Ferreira, J. (2023). Inteligência artificial para a administração pública como experiência pedagógica. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espírito-Santo, A. L. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.). Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 52-63). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31629
ISBN: 978-989-781-852-3
Palavras-chave: Problem-based learning
Administração pública -- Public administration
Inteligência artificial -- Artificial intelligence
Resumo: O objetivo da missão Inteligência Artificial para a Administração Pública (IA>AP)* é promover a ligação entre estudantes, docentes e investigadores do Iscte, na área de Inteligência Artificial (IA), e as instituições da Administração Pública (AP). Pretende-se disponibilizar os conhecimentos e experiência académica na área de IA às entidades da AP que detêm dados passíveis de exploração, muitas vezes não usados, e deste modo permitir a utilização desta fonte valiosa de informação para apoio à decisão ou planeamento. A iniciativa permite também aos nossos estudantes ter experiência com dados de dimensão realista. Dados estes que apresentam problemas comuns aos que irão encontrar em muitas entidades públicas e privadas, proporcionando uma componente pedagógica e didática de enorme valor para a experiência académica dos nossos estudantes. Assim, conseguimos proporcionar aos nossos estudantes não só a experiência de um projeto realista, mas também o contacto com o funcionamento das entidades da AP e com a noção de que os conhecimentos adquiridos podem contribuir para o bem de todos. Tentamos também, com esta iniciativa, demonstrar que a academia pode contribuir com explorações valiosas para o planeamento de uma transformação digital segura e apoiada. Uma parte importante desta missão é promover oportunidades para a utilização de dados da AP nas disciplinas de 1.º e 2.º ciclos na área de IA no Iscte, através de laboratórios abertos, e nas dissertações de 2º e 3º ciclo associadas a esta área. Este artigo relata a organização e os resultados percetíveis destes esforços, ocorridos desde a sua génese, em janeiro de 2021, até ao momento (maio de 2023).
Arbitragem científica: no
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CLN - Capítulos de livros nacionais
DINÂMIA'CET-CLN - Capítulos de livros nacionais
ISTAR-CLN - Capítulos de livros nacionais

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