Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/31631
Autoria: Silva, C. F. da
Geada, N.
Teixeira, B.
Guimarães, F.
Costa, J.
Souza Junior, O.
Editor: Joana Alexandre
Alexandre Almeida
Ana Espírito-Santo
Ana Lúcia Martins
Cecília Aguiar
Nádia Simões
Data: 2023
Título próprio: Metodologia andragógica por projeto: Aplicação à conceção e desenvolvimento de sistemas de informação
Título e volume do livro: Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
Paginação: 93 - 110
Referência bibliográfica: Silva, C. F. da, Geada, N., Teixeira, B., Guimarães, F., Costa, J., & Souza Junior, O. (2023). Metodologia andragógica por projeto: Aplicação à conceção e desenvolvimento de sistemas de informação. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espírito-Santo, A. L. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.). Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 93-110). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/31631
ISBN: 978-989-781-852-3
Palavras-chave: Metodologia andragógica
Aprendizagem por projeto
Experimentação
Conceção e desenvolvimento de sistemas de informação
Resumo: Descreve-se a metodologia andragógica de aquisição de competências da unidade curricular de Conceção e Desenvolvimento de Sistemas de Informação (CDSI), envolvendo soluções tecnológicas digitais baseadas em casos de estudo reais. A abordagem metodológica, baseada na experimentação, por projeto, envolve análise de requisitos, modelação de processos de negócio e de software, especificação de testes, implementação em low-code e execução dos testes sobre a implementação do protótipo. A metodologia de ensino é baseada em projeto com o objetivo de fomentar a aprendizagem conceptual e prática. Valoriza-se a integração com sistemas externos, através de serviços web integrados desde a modelação de processos de negócio. O modelo conceptual da UC de CDSI é apresentado e as evidências explanadas revelam a importância andragógica instrumental da metodologia baseada em projeto de resolução de problemas, ativa e colaborativa, enfatizando a promoção do desenvolvimento digital, social e interpessoal dos estudantes. A natureza dos assuntos abordados, a dinâmica dos grupos e o regime de acompanhamento pelos docentes introduzem os estudantes à dinâmica empresarial tecnológica. O projeto combina a aquisição de competências técnicas, comportamentais e interpessoais, focando-se numa abordagem dupla, nas perspetivas empresarial e académica. Em CDSI, a mudança do método tradicional para a metodologia por projeto aproxima os estudantes ao contexto profissional. Os docentes introduzem os conceitos estruturais, tornando-se facilitadores no processo de desenvolvimento, acompanhando de forma personalizada cada grupo, estimulando a autonomia e maturidade analítica na resolução do projeto.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ISTAR-CLN - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
bookPart_98395.pdf1,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.